sábado, abril 08, 2006

Piratas do Cybermundo

Hoje em dia já não é preciso usar pala no olho, ter uma perna de pau e nem ter cara de mau para se ser um pirata. Basta ter um computador, um servidor de internet, um programa de partilha de ficheiros e... não ter muito dinheiro. A partir de agora todas as pessoas que sacam músicas, filmes, fotografias, seja o que for da internet, são umas criminosas e descobriu-se recentemente que estão a destruir a indústria discográfica portuguesa. Pelo menos essa é a industria que mais se tem declarado como quase falida devido a esse crime horrendo. E começam até a desaparecer os tambores e pratos das baterias dos pobres bateristas portugueses. Mea culpa!
Eu confesso que me senti mal ao ver artistas que tanto admiro, dizer que os estamos a prejudicar, é que eu até estava actualmente a sacar coisas desses mesmos artistas. Eu lamento isso, mas será que eles sabem que tenho de comer? É que se me puser a comprar todos os cds e dvds que gostaria de ter, não sobra rendimentos nem para uma carcacinha!
Tantas indústrias estão a falir devido à falta de poder de compra dos portugueses e devido à crise (esta maldita crise que não se vai sabe-se lá porquê), porque que não acusam esse problema de ser também o causador da falência desta? Só porque arranjámos alternativas para continuar a consumir os seus produtos? É que não estou a pensar começar a gastar todos os meus rendimentos em cds ou dvds. Se não poder obtê-los através da Internet, simplesmente terei de os deixar de consumir, e voltar aos bons velhos tempos da rádio (que bom para os donos das rádios, mas não para os artistas portugueses, pois eles lá não passam muito disso! Será que a culpa também é nossa?), ou ficar a ver os canais musicais da tv cabo.
Lamento, mas não posso comprar todos os vossos cds, Srs. Artistas! Talvez fosse melhor falarem com os que ficam com a diferença que vai entre os 0,50 euros dum cd saído da fábrica e os 15 euros com que surgem nas lojas. Ou então pedir ao governo para baixar o IVA, que já ajudava bastante. Ou isso ou passarei a sacar as coisas da internet com uma meia na cabeça, para não ser reconhecida.

Sem comentários: