quarta-feira, novembro 23, 2005

Coisas (F)uteis

Há objectos no nosso dia-a-dia que são extramente uteis, direi até indispensáveis. Mas apesar disso, devido à utilização que lhes damos, acabamos por transformá-los em objectos futeis e até mesmo bastante incómodos para os outros. É o caso dos automóveis e dos telemóveis.
Ninguém pode negar a sua utilidade, nem a nossa dependência deles para nos ajudar nos dias de hoje, mas é essencialmente a utilização exagerada que deles é feita, que os tranforma em objectos chatos, incómodos e até prejudiciais à saúde. Vejamos por exemplo os automóveis! Conseguiriamos viver com a mesma facilidade se não os tivessemos? Não. Mas e é necessário haver dois, três carros por casa? Podemos pensar: "Ah, mas cada um vai para seu lado e dá jeito cada um ter o seu." Pois claro! Mas e a poluição? E os cada vez mais frequentes acidentes? E a mobilidade dos peões, por exemplo, na cidade de Lisboa? Não temos passeios, estão ocupados com automóveis lá estacionados. Mal conseguimos andar porque por todo o lado circulam automóveis à nossa frente e a cidade de Lisboa é já uma das mais poluídas do mundo. Não há para onde fugir! E as filas enormes de "pára-arranca" com apenas uma pessoa por carro?
É necessário às familias organizar-se de forma a evitar que isto aconteça, porque grande parte das vezes tem-se dois, três ou mais carros por casa, apenas por futilidade e não por necessidade. E os telemóveis? É preciso haver três por pessoa? Eu não acho. Claro que é util ter um telemovel, claro. Pode salvar vidas, mas ter um de cada rede? Não será exagero? É que assim há mais hipoteses de começarem a apitar, nas ocasiões mais inopurtunas. Podem dizer: "Ah mas é para estar mais contactável!" Contactável? Quem quer estar mais contactável mantem sempre o mesmo cartão! É que se tivermos mais de dois meses sem falar com uma pessoa, ela já mudou de cartão e está completamente... incontactável, riscamos da nossa lista. Ou: "É para ser mais barato!" Mais barato? Sustentar três telemóveis é barato? Acho que com apenas um poupamos bastante mais. E quanto ao facto de só faltar terem micro-ondas incorporado falarei mais tarde noutra entrada aqui nos Horizontes.

8 comentários:

llarafernandes disse...

Já foi qse tudo dito mas aqui fica o meu registo...
Só tenho um tlm e por vezes fico um pouco farta mas qdo me apetece desligo-o. Por isso acho COMPLETAMENTE RIDÍCULO ter três, um de cada rede!
Em relação ao carro... bem que queria ter um mas por enqto há que cortar nas despesas. Sinceramente estou farta dos transportes públicos! Não sei até que ponto é possível limitar o nº de carros por família mas penso que o custo de vida vai tratar disso.

Sara disse...

Claro tens razao, melhorar a rede de transportes publicos ajudava a que as pessoas abdicassem de tanto carro. É que as xs por pessoa há mais de um, mas às xs é mais uma das formas de mostrar que se tem posses, assim como os telemoveis que tiram fotos, filmam, dao musica, lavam a roupa e secam cabelo.São tudo forma de se mostrar que se tem guito e se está dentro da moda, que se faz parte do rebanho social.Ter 3 telms então, é o auge!Para mim,o telm é apenas um mal necessário, mt necessário! Mas isso é para mim...

Anónimo disse...

BoM dia! Hoje pulei da cama com a pica toda de ir passear e nunhuma para trabalhar ou ir as aulas ;)
Bem... temos um sociedade de consumistas que não se apercebem do mal que fazem a eles mesmos, ou então não querem perceber!
A cena dos telemóveis é ridicula, basta pensarmos que à poucos anos atrás nao havia tlm e ninguem se aborrecia com isso, ia-se à cabine telefonica e com uns trocos telefonava-se para casa de alguém, é pá o que quero dizer é que as coisas não eram assim tão difíceis. Actualmente basta chegares 10 minutos atrasada aalguma coisa que ja te estão a bombardear de msg a perguntar onde estamos de demoramos se sei lá...
Ya um tlm dá mto jeito, agora três só o trabalho de os ligar todos os dias e por bateria e yada yada é de quem nada tem para fazer.
Quanto à questão dos carros, realmente... basta ver as entradas da cidade é um indivíduo por viatura, mas isto é culpa de quem não viabiliza melhores transportes, Lisboa a em sí tem mto poucos habitantes, e ela está pensada para esta minoria, qd deveria estar concebida para os 5 milhoes (nº tenho a certeza dos numeros) que cá entram diariamente. Basta ver de verão, qd vai tudo feito "obelhas" para o Algarve... a cidade fica um espectáculo dá para andar a pé e tudo sem ter que saltar para a estrada de vez enquado.
A meu ver e para concluir é tudo uma questao de status Portugal à grande em tudo... são os pé rapados endividados até às pontas dos cabelos, mas que austentam 3 tlm topo de gama, os velhos caquéticos com grandes carrões mas só sabem empatar quando temos pressa...
Lembrei-me de outra coisa, agora mudando de assunto um pouco, sabiam que a espéculação imobiliária em portugal é um must, então não é que neste belo país existe em média cerca de três casa por português... tá mal pq eu nem uma posso pagar!
Sinto pena qd penso que o nosso país tem tanto, e quase nada...

Sara disse...

Bem Zuzu logo inspirada a essas horas da manha??
É verdade as pessoas tornaram-se super dependentes dos telms e qq merdinha mandam msgs e telefonam. Andam d telm na mao nos concertos pa ligar a famelga tda e dizer q ta a ser lindo, até durante o cinema!Já faz parte do corpo!É isso q faz do telm um objecto futil e ridiculo qd até é bastante ultil!Qt aos automoveis tens tda a razao, ha mt a fazer pa diminuir o nº d carros. Mas q irrita irrita!
Bem qd chega o verao ou o natal e vai td po algarve ou pa terra, isto é um paraiso!E qd foi o 1º ano do dia europeu sem carros, lembras-te? Bue ppl aderiu e lx ficou fantastica!
Qt à especulaçao imobiliária e aos carroes d alguns, tem td a ver c o tao famoso e enorme fosso entre ricos e pobres.É assim nos paises em crise e do 3º mundo!

Anónimo disse...

Pois é, qto aos automóveis estamos todos de acordo, qto aos telemoveis nem tanto. Eu tb pensava como vocês, até começar a trabalhar e ter que fazer inumeras chamadas por dia para todas as redes. Por enquanto tenho 2 telemóveis e acreditem gasto muito menos do que qdo tinha só um. E estou seriamente a pensar comprar um terceiro.Já agora, não incomodo ninguem, qdo estou no trabalho esta no modo vibraçao para nao chatear e qdo a pessoa q liga nao interessa, nao se atende e pronto.
Tb nao concordo q ter mais q um telemovel seja uma maneira de se mostrar que tem posses, estar sempre a mudar p um telemovel novo, isso talvez.
Qto ao facto de so faltar terem micro ondas incorporado, cada um sabe de si, mas olha que ter maq. fotografica ja me deu bastante jeito para tirar fotos num acidente de carro. Por isso, nada de fobia aos telemóveis.
E já agora Sara, qto à especulaçao imobiliária e aos carrões de alguns,quem pode, pode, é pq foi esperto/trafulha, ou sortudo, ou inteligente o suficiente p ganhar dinheiro p o fazer, por isso aguenta-te, o mundo ainda é deles.!!

Sara disse...

Ok,Alexa tens razão! Qd s necessita em termos profissionais tem uma certa lógica ter 3 telms um d cada rede. Uma certa... um pouquito, n deixa d ser exagerado! Pk antigamente cá nos safavamos bem sem telms e faziamos o trabalhinho td na mesmo! Pois qt a maq. fotografica incorporada no telm dar mt jeito... então e o micro ondas? Tb dava! Olha estarmos num dakeles engarrafamentos horriveis em lx e dar-nos a fome? E s tiver congelador tb? Podemos guardar dakelas pizzas q é só descongelar no micro ondas e já está!:D LOL

Anónimo disse...

opa...ta mal...eu actualmente tenho 2..mas ja tive 3....(um d cada rede)....mas era todos tijolos...e era tudo por causa das sms à borla...qd acabaram...acabou-se um dos tlms!!!ha q ser forreta!!!lol...agr só tenho o 93 e o 96...sendo o 1º o MEU tlm...só tenho o 96 pa pessoas cm tu.....pa gasterem menos guito e pk eu tb ñ posso gastar mto guito (VIPS)!!!e dps trabalho na optimus...o q m da mtas vantagens e facilidades em adquirir teléles!!!
don't be bad to me...acredita q gasto menos € com 2 do q só tendo 1!!!é tudo uma questao de economia...e d ser forreta!!!lol...ja nem m lembro a ultima vez q carreguei o meu 93!!normalmente faço carregamentos a zero la no work!!!eheheheh...ha q ser esperta!!!

Sara disse...

oh lucy isso faz lembrar akelas pessoas q compram cenas só pk estao em promoçao msm sem precisar delas pa nada, e dizem q isso é poupar!!n creio q uma pessoa q use um telm apenas para o indispensavel precise d ter mais d um.Eu por exemplo ligo taaaao pcas vezes, uso mais o sms e dá perfeitamente para ter só um.Aliás n sei cm vcs têm paciência pa ter mais d um, eu n tinha.Um já me dá cabo da pachorra.eheh