segunda-feira, junho 25, 2007

Qual é o sentido?

No outro dia enquanto via um desses folhetos sobre novas tecnologias, (as velhas já não aparecem... Que saudades de ver as mini e as graúdas HI-FI!), dei comigo a pensar: Costumava eu achar exagerado quando um professor meu dizia que o Ser Humano é um ser alucinado e que sobrevive agarrando-se às suas paranoias. Achava que não fazia sentido dizer isto, que não era bem assim.
Pois bem, ao ver o tal folheto cheguei à conclusão que afinal o meu professor tem razão, devia ter tido em conta a sua experiência, ele concerteza que sabe destas coisas melhor que eu. Mas como sou teimosa, não aceitei isto assim à primeira. Mas é verdade, todos nós vivemos das nossas paranoias, todos as temos não adianta fugir e teimar que não. Podia até dar aqui alguns exemplos, mas não o vou fazer.
Mas porquê chegar a esta conclusão através de um simples folheto publicitário? Pois bem, vou explicar....
Logo agora, quando já me havia conformado e até aderido à "velha" paranoia do telemóvel (no meu caso é mais SMS), eis que aparece uma ainda pior, o GPS! Mas que é isto? As pessoas andam desorientadas? Perdidas na vida? Tudo bem que seja usado nos automóveis por pessoas que viajam muito, a trabalho e não devem perder tempo a consultar os velhos mapas de papel ou a perguntar ao "vizinho" mais próximo, mas vulgarizar a sua ultilização? Qual é o sentido?
Cada vez que vejo estes folhetos com PCs, máquinas digitais, telemóveis (aqui já sinto uns nervozinhos... mas isto é algo meu, uma velha embirraçao minha) e depois... GPS. Dá-me logo vontade de arranjar uma gráfica e poder fazer umas rectificações nestes folhetos. Algo do género: Pôr uma cruz por cima de todos os GPS e escrever ao lado: "Use mas é o velho mapa de papel e a sua cabecinha! Que é para não enferrujar e tornar ainda mais dificil viver em sociedade" (acho que já aqui expliquei esta minha teoria "novas técnologias Vs inteligência humana").
O instrumento em si é útil, sem dúvida mas esta vulgarização vai ser completamente inútil aos nossos cérebros e sistemas nervosos.
Só tenho pena é que estes que vi nos folhetos só tenham o mapa da Peninsula Ibérica, pois gostava de saber é com estas técnologias a substituir as funções do nosso cérebro e a tornarem-se modas (bastante parvas, diga-se...) onde é que nós vamos parar. Há algum aparelho destes que dê essa informção? Ah então esse é útil!

12 comentários:

JanGira disse...

Ha coisas que sao uteis... e ainda bem que algumas coisas evoluem! Imagina os nossos avos que nem tinham papel higienico para limpar o bujon depois de coiso e tal! lolol nao limgues estou a aparvalhar!
A meu ver o futuro evolui assim mesmo, a nossa capacidade de armazenar informacoes a longo tempo vai desaparecer, porque tudo evolui muito de pressa, nao ha tempo para fixar coisas, e sempre a andar.
Nos que nascemos nos anos 60/70/80 estamos completamente obsoletas, e nao e so em relacao a isto, fisicamente tambem. O cerebro dos putos de agora sao diferentes dos nossos, quando registam a informacao ja a estao a deitar para o "trash bin" porque ja ha outra informacao mais actualizada a substituir a antiga.

llarafernandes disse...

Bem, a Sr. Antropóloga a falar de tecnologia... o que não teria nada de mal se tivesse pesquisado antes...

GPS: "Sistema de Posicionamento Global, vulgarmente conhecido por GPS (do acrónimo do inglês Global Positioning System)"

O GPS, contrariamente ao que disseste, não serve apenas para "as pessoas que viajam mto olharem para o mapa".

Para eu não gastar o meu latim lê o conteúdo deste link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Posicionamento_Global (lê especialmente a parte das aplicações).

Como espero que tenhas mto sucesso no futuro, como antropóloga, e se seguires esta vertente, terás de fazer trabalho de campo (possivelmente enfiada num sítio longe da civilização) e se te perderes sabes quem te vai salvar? O belo do GPS... ah pois... e nessa altura lembra-te deste post :P. Mas não te preocupes que eu direi aos polícias: "ah não, ela não usa disso, faça antes buscas com aqueles cães com sinusite que tem aí" LOL.

É muito bonito falar mal da tecnologia qdo ela está por trás a facilitar-nos a vida. Sou da opinião que não é a tecnologia em si que está a estragar o mundo mas sim a maneira perversa que o ser humano tem de arranjar sempre maus fins para coisas boas.

E para registo tb... a maioria da tecnologia (se não toda!) que usas actualmente foi criada a partir de experiências científicas para a NASA ou exército americano mas que depois encontraram fins para facilitar as tarefas diárias das pessoas (E ESTA BOCA É DIRECTAMENTE PARA TI: COMO POR EXEMPLO A INTERNET!! LOL) portanto se uma pessoa pode usufruir do GPS (tecnologia a que só os militares tinham acesso antes) porque não ter um sistema que nos mostra mapas e indica em voz alta o caminho? Deve ser preferível olhar para um mapa... tipo aqueles condutores que põem-no em cima do volante enqto conduzem e dps admiram-se q batem.

Em relação à memória de armazenamento do ser humano diminuir... give me a break!... tb me vais dizer que os post-its diminuiem a memória das pessoas pq escrevem tudo então não exercitam o cérebro!

Lido com crianças qse diariamente e vejo que estão mais desenvolvidas, nasceram numa sociedade de informação em que têm acesso a qse tudo e acho que isso desenvolve cada vez mais o cérebro. E melhor, elimina ao máximo os tabus de informação que existiam, em que as crianças (ou adultos) antes só sabiam o que os (outros) adultos, muitas vezes pouco instruídos, lhes transmitiam.

O que atrofia mesmo o cérebro já foi inventado há mto tempo... A TV! e não tem GPS LOL

E com isto já me estiquei :P

Sara disse...

Pronto fala-se em tecnologia e a "Madame Informática" deixa logo aqui um testamento! LOL.
Para a Lara e para a Jangira: eu não acho o GPS inutil, longe disso, mas a utilização que me parece que lhe está a ser dada e que lhe vai ser dada no futuro (já estou a imaginar as crianças e os adolescentes agarrados aos GPS como os vejo hoje aos telemóveis a usá-los em deterimento de outras coisas que continuo a dizer lhes faria bem melhor ao cérebro). Lembrem-se que há uns tempos ninguém imaginava que se viesse a dar aos telemóveis o uso que lhe damos nos dias de hoje.
Confesso que sou muito renitente com as novas tecnologias, mas acabo por me render a algumas. A internet por exemplo, é muito util, mas a partir de uma certa idade (tal como disse na entrada anterior).
Jangira o cérebro dos putos é diferente do nosso, mas a pergunta que se pôe é: A longo prazo será isso será bom ou mau? Eu não sei...
Mas agora vou ler o link que poupa latin e depois logo vejo que vou a correr comprar um GPS no próximo fds LOL.

llarafernandes disse...

"já estou a imaginar as crianças e os adolescentes agarrados aos GPS"... é possível já que cada vez mais existem telemóveis com GPS incorporado (percebeste a piada?! percebeste? agarrados aos tlms = agarrados ao GSP... ai ai sou tão engraçada)

JanGira disse...

O que disse a cerca do armazenamento de informacao, nao e fruto da minha imaginacao. De tempos a tempos o ser humano sofre "mutacoes", dai que os homens da idade da pedra lascada tenham um cranio diferente dos homens da idade do bronze etc etc ate aos nossos tempo.
E esta informacao acerca das criaturas do futuro serem cerebralmente um pouco diferentes, diga se de passagem mais evoluidas, tem vindo a ser materia de estudo de um professor meu catedratico de antropologia.
O que e que estes gajos de antropologia fazem mesmo?

Ah e ja agora posso adivinhar que os humanos voltarao a ter a testa mais sobressaida (lugar onde o cerebro armazena as informacoes de pouca duracao), e a parte de tras da cabeca mais achatada (longa duracao).
E os dentes do sizo tambem vao para o caracas. Eu sou quase futurista so tenho um!

JanGira disse...

"vejo que estão mais desenvolvidas, nasceram numa sociedade de informação em que têm acesso a qse tudo e acho que isso desenvolve cada vez mais o cérebro."
Por terem acesso a mais informacao e acesso a esta mais rapidamente, e que o cerebro tem que ser mais rapido a apagar o que nao e necessario, o que e obsoleto, o que ja nao importa para dar lugar ao que e actual nesse momento.
Nao disse q eles nao conseguem guardar as informacoes, disse que eles as pessoas de um futuro proximo terao um cerebro que "andara" a mesma velocidade que a informacao...

Ja estou deprimida, nao me consigo lembrar o caminho para a wc...
lololol

Sara disse...

O que os gajos de antropologia fazem é estudos deste género!
Se tu o dizes é pq é, não te disse que estivesses a imaginar coisas, longe de mim tal infamia. Ainda para mais sendo baseado num estudo de um antropologo :).
Eu fiquei foi deprimida por saber que estou obsoleta! Valha-me não ter nenhum dos sisos!

llarafernandes disse...

Eh lá... já tenho uma coisa em comum com os antropólogos.. tb só tenho 1 dente do siso. LOL.

"Por terem acesso a mais informacao e acesso a esta mais rapidamente, e que o cerebro tem que ser mais rapido a apagar o que nao e necessario, o que e obsoleto, o que ja nao importa para dar lugar ao que e actual nesse momento." -> concordo com isto mas do meu ponto de vista não é uma coisa má dado que, tendo em conta a expressão "quando se aprende a andar de bicicleta nunca mais se esquece", só vai ser eliminada mesmo a info desnecessária. E convém alertar de que andar de bicicleta é sempre, sempre, sempre, mas sempre necessário (que o diga a Drª Antropóloga :P)

JanGira disse...

yap em principio a informacao so sera suprimida quando ja for completamente desnecessaria.
Nao sei bem, mas actividades como andar de bicicleta, fazer marotices, nao sao propriamente informacaes para o nosso cerebro guardar como "conhecimento", e mais um saber, faz se umas quantas vez e passa a ser instintivo.
Alias li nao sei onde, que basta cerca de 15 repeticoes para se passar a ter um habito.

Agora voltando ao assunto inicial... Bem vindo sejas futuro informatico, e chipado! se nao fosses "TU" como e que eu poderia trabalhar!

bjocas a todas

llarafernandes disse...

Bem já estou a entrar em temas que n domino mas parece-me que um saber é informação na mesma pq para "saber" o cérebro tem de guardar a informação de que sabes... confuso?! LOL

Sei que se fizeres uma coisa durante 21 dias torna-se um hábito.

Bjs

Filipe de Freitas Leal disse...

Adorei o blog em si, e em especial a autora, que é dona de um senso crítico invejavel. Parabens. Portugal precisa cada vez mais de pessoas assim.

sapiens disse...

enfim.. dei por mim a jogar ao contra para family game no meu macintosh .. ah , benditos emuladores, e benditas memórias do passado.