quarta-feira, agosto 20, 2008

Atitudes...


Sou da opinião de que é bastante reconfortante, mesmo quando perdemos, termos a consciência de que demos o nosso melhor. Quando não conseguimos cumprir os objectivos a que nos propusemos a nós próprios ou aos outros, quando sentimos que de alguma forma podemos ter desiludido alguém, esse é sem dúvida o nosso melhor conforto. Não nos podemos culpabilizar nem os outros nos podem apontar o dedo se demos tudo por tudo. Simplesmente desta vez não deu...

Por isso mesmo não acho censurável os atletas portugueses não conseguírem cumprir os objectivos propostos pelo Comité Olímpico Português, mas sim o facto de não o conseguírem por falta de esforço e por desvalorizar a importância da competição em que estão a participar. Não sei porquê mas tinha a ideia de que os jogos olímpicos seriam dos acontecimentos mais importantes para os atletas, que chegar ali seria talvez o topo da sua carreira. Mas não, para os portugueses é bem melhor "ficar na caminha" ou então esperar por competições da parte da tarde ou à noite para dar tempo de dormir um soninho descansado. Bem podiam marcar as provas para as horas mais convenientes aos atletas portugueses, que má vontade!

Este é apenas um dos exemplos da atitude dos portugueses em Pequim, talvez o que mais me marcou, (acho mesmo que nunca o vou esquecer)... Existem excepções claro, estão lá portugueses a dar o seu melhor, mas isso é o normal (digo eu...) e por isso não vou dar exemplos. Imagine-se lá que até já ganhámos uma medalha! Já não voltamos em jejum. Obrigada Vanessa!


Bem, com tudo isto, deixei-me de nacionalismos nestes jogos olímpicos (para evitar mais desgostos) e passei a admirar outras atitudes mais adequadas ao acontecimento. E com esta minha nova atitude, o meu atleta favorito destes jogos passou a ser sem dúvida Usain Bolt, que ganha medalhas de ouro e estabelece novos recordes mundiais com uma atitude simplesmente espectacular, nem sei descrever, só vendo! (A Vanessa Fernandes que me desculpe, mas é que este jamaicano tem uma atitude mesmo espectacular!) Com uma postura descontraída e brincalhona, estabelece objectivos, dá o seu máximo e ainda se dá ao luxo de os cumprir. Podia ser melhor? Eu acho que não...

2 comentários:

Anónimo disse...

concordo, existe sempre aquela ideia de que se fez o melhor, mas o problema é mesmo chegar a esse tal melhor e ser o melhor. Enfim é o que temos....nem importando atletas estrangeiros que depois se nacionalizam conseguimos lá chegar porque eles pouco a pouco também são dominados pelo vírus de preguicite aguda portuguesa.

Pinta Laranja

llarafernandes disse...

Caríssima Sara, na verdade ser qualificado para os jogos olímpicos já é por si uma grande proeza. Muitos ficam pelo caminho. E num país em que não se apoia minimamente qq desporto que não seja futebol (que até gosto bastante), nem mesmo qdo já ganharam medalhas de ouro, eles são os meus heróis! Parece-me óbvio que todos deram o seu melhor mas estão a competir com outros atletas ainda melhores que eles e que recebem todos os apoios necessários. Basta ver o número de atletas que competem pelos EUA, Rússia, China, etc. Se este país quer medalhas que comecem a valorizar a ginástica nas escolas e a dar apoios a quem mostra que pode ganhar. Bjos :P. P.S:. Acho engraçado que a "mentalidade tuga" leva-nos sp a ser os 1ºs a criticar os nossos. Acho lamentável os jornalistas portugueses apontarem o dedo aos nosso atletas. Que façam melhor!