quarta-feira, fevereiro 15, 2006

A ocidente nada de novo

Porquê que os Muçulmanos passam a vida a cometer actos de violência contra os ocidentais? Será porque no fundo os odiamos, arrebentamos as suas terras com bombas, queremos roubar-lhes as suas riquezas naturais e recentemente demonstrámos o nosso total desprezo para com a sua cultura e religião?
Esta questão deve parecer familiar a muitos. Todos aqueles que acham que os actos de violência que os muçulmanos têm recentemente cometido contra as embaixadas dos países daqueles que acharam que seria “engraçado” caricaturar o seu profeta, não passam de fundamentalismos e extremismos. Mas continuaremos a achar isso se nos lembrarmos da actual situação de guerra em que se encontra o ocidente e o oriente. É que a intenção daquelas caricaturas, bastante ofensivas e agressivas por sinal (aconselho a ver antes de acusar de extremismo as atitudes de resposta), não é assim tão inocente. Aliás não é NADA inocente.
Mas o pior é que a história não acaba aqui, e começam então outros países, que também foram para terras muçulmanas ao lado dos aliados EUA para combater o "mal", a fazer caricaturas das caricaturas e depois caricaturam o caricaturado, caricaturando por aí fora até ver onde tudo isto vai parar. Mas será que algum dia irá parar?
Estas notícias trazem “ao de cima” a questão da liberdade de expressão que todos temos uns sobre os outros para ofender à vontade, e que neste caso especifico deve ser associado à liberdade de explosão que o ocidente tem sobre o resto do mundo, desde que achem por bem mandar com bombas e rebentar com tudo. Hiroshima e Nagasaki não me deixam mentir…
Enquanto via no outro dia o telejornal, ouço a opinião do cardial patriarca de Lisboa D. José Policarpo sobre este tema, dizendo que a liberdade de expressão pode por vezes ofender, mas os orientais têm uma forma de se mostrar ofendidos bem mais violenta que os ocidentais. Mas, ironia do destino… ou dos telejornais, essa opinião surgia logo a seguir à notícia do vídeo amador onde aparecem soldados britânicos a espancar um grupo de adolescentes iraquianos por se manifestarem pacificamente e na sua própria terra. Que inofensivos que nós somos…
Para mim a questão que se levanta com tudo isto é a mesma de sempre, a facilidade de odiar, mal tratar, acusar os outros quando os outros... são diferentes de nós.

5 comentários:

Anónimo disse...

Pois é!
fala se em liberdade de expressão, e na violação desta, mas há que lembrar que a liberdade de um individuo acaba onde começa a do outro.
è uma questão cultural, que vem desde o início, os muçulmanos não adoram imagens, logo o profeta não pode ter uma "cara", quanto mais um que o ridiculariza!
Nós ocidentais somos mais permissivos em relação a isso, claro que houve concerteza muita gente indignada com a caricatura do pope com um preservativo no nariz, mas cet la vie!
Quando já há muita instabilidade no ar, e qualquer coisa fará despoletar esses sentimentos mais negativos há que procurar evitar estas situações.

Sara disse...

Olá ZUZU, há mt que não te via aqui!
Eu acho que para todos nós possamos perceber o quão ofensivas podem ser estas caricaturas e perceber as reacções dos muçulmanos que se manisfestaram de forma mais radical, sim porque não foram todos, foram apenas uma parte, seria necessário ver o ponto de vista deles e a sua opinião sobre cada uma daquelas caricaturas.

Anónimo disse...

As caricaturas foram a meu ver feitas deliberadamente para ridicularizar os Muçulmanos,a liberdade de expressão (felizmente)existe e deve continuar a existir mas pessupõe outros princípios e valores tais como: a humildade,o respeito , a aceitação do outro tal como é (com as suas virtudes e defeitos), ainda que por vezes possam ser menos fáceis de aceitar e entender à luz dos nossos valores culturais.Richard Huntington na sua mais recente obra alerta indicando que os próximos conflitos serão originados por questões culturais , sobretudo de ordem religiosa.
A meu ver a forma mais eficaz de ultrapassar todo este(quente e tenso) ambiente e evitar futuros conflitos será deixarmos de lado idéias maniqueístas que dividem Ocidente e Oriente , em bons e maus , respectivamente.
Beijocas de Gil (e carega nu butón!!!)

llarafernandes disse...

ZUZU já disseste o que ia dizer... a nossa Liberdade termina onde começa a dos outros e de facto nunca vi nenhum muçulmano a ridicularizar o nosso Deus, muito menos a fazer caricaturas.
Desde cedo que os Cristãos chegaram à terra dos outros e obrigavam os nativos a adoptar a nossa religião! Que tal começarem a respeitar a religião dos outros?!

Sara disse...

mal qual buton? O buton!!Lol. Eu acho Gil que realmente a religiao pode estar na base de muitos dos próximos conflitos, mas não só! Acho que o principal problema é a "desejada" globalização cultural. O ocidente, representado pelos nossos amiguinhos EUA, quer espalhar a sua cultura por todo o mundo, eliminando todas as diferenças e criando assim um mega-mercado para exportar os seus productos(MacDonald's e afins...) e não ter de importar nada (tipo petróleo), simplesmente chegar lá e tirar!Mas antes de atingirem este estado de coisas terão de existir muitos conflitos e correr muito sangue, mas sempre foi assim...
Zuzu e Lara alguns crstãos não têm qq respeito pelas outras religiões pois acham que a sua é que é a suprema, e não só não respeitam as outras como o que realmente gostariam era de as anular por completo!