quinta-feira, fevereiro 23, 2006

O hábito faz-nos o gosto

Tudo em nós são hábitos e isso é possível ver em muitas das pequenas coisas do nosso dia a dia, aquele dia a dia a que tanto estamos habituados…
Ouvimos uma música que não gostamos, cantada por um outro artista, ou não, e passamos a gostar, estávamos era habituados a não gostar dela cantada pelo outro, e porque nos habituámos que esse artista não presta. Dificilmente podemos mudar horários ou alterar trajectos porque já estamos habituados aqueles de todos os dias. Destruímos o nosso organismo porque nos habituámos a fumar e a beber e a fazer outras coisas da mesma família e habituamo-nos a perceber que isso mata os outros à nossa volta, mas os outros também já estão habituados a que os façamos sofrer. Casamos e mantemos relações com outras pessoas durante vidas inteiras porque nos habituámos aos seus hábitos. Partilho coisas com amigos a que me acostumei partilhar. Habituamo-nos a gostar de quem gostamos… Mantenho o mesmo emprego porque me habituei aos colegas, ao trajecto, aos cheiros, a tudo. E como é bom depois chegar a casa e ligar a TV por puro hábito, nem que seja para dormir em frente dela.
Não me habituo a dormir quando tenho sono. Não me habituo a dormir sem ouvir um pouco de música, sem vir navegar com os meus amigos, ou não. Habituei-me a escrever em blogs e não deixo este hábito. Se estou habituada a deitar cedo, não me mantenho acordada após as 10, se não me habituei a esse hábito que é o mais comum e “saudável”, não consigo adormecer. O nosso organismo habitua-se a habituar-se às circunstâncias, a tomar as refeições a certas horas e não aguento a tanta fome que tenho, mesmo que esteja mais que habituada a saber que em Africa sim se passa fome e que os seus organismos se habituaram a não se habituar a nada. Habituados que estamos a lamentarmo-nos, não há alegria que nos alegre, não me habituo a ver-me feliz.
Os vícios são hábitos e nós somos tão viciados nos hábitos que por vezes nos habituamos a ser assim simplesmente por hábito!

3 comentários:

Anónimo disse...

O habito faz o monge

llarafernandes disse...

Não deixo de concordar ctg mas o nosso organismo adapta-se muito facilmente a novas situações e basta ter menos receio do desconhecido e vontade de mudança. E começamos a ter novos hábitos :p.

Sara disse...

não sei até que ponto o nosso organismo se adapta facilmente a novas situações, pelo contrário, acho que nem é nada facil. Os fumadores que o digam...